quarta-feira, 12 de maio de 2010

Qual a relação?

Alguém que lê este Blog pela primeira vez, ou mesmo pela décima vez pode fazer a seguinte pergunta: Por que ler e acompanhar um blog sobre os treinos de um triatleta amador pode ajudar a causa principal do TPUC?

Vou tentar responder.

Se você for um triatleta, ou qualquer tipo de atleta amador que se dedicou com bastante paixão ao esporte, terá uma concepção razoável do que faço. O esforço para manter um nível alto de treinamento, que incluí além das sessões frequentes de treinamento, o preparo de alimentação, logística, lidar com cansaço e sono, e logicamente, trabalho. Conciliar trabalho e treinamento é uma loucura e muitas vezes nos pegamos fazendo loucuras. 

Se você não é triatleta vou tentar explicar: esse esporte não é somente aquele momento da prova. As horas ou minutos de uma prova são apenas reflexos do que você faz no dia a dia. Temos um treinamento muito intenso e que demanda um tempo enorme. É um esporte que nos torna bastante egoístas e introspectivos pela sua natureza. Compensamos isso treinando em grupos e tentando interagir, mas não é fácil, é da nossa natureza. Pelo menos da minha (ser introspectivo não egoísta).

O que quero dizer é que, dedicando um pequeno tempo do meu dia para atualizar o blog e trazer algumas impressões sobre o treino de triathlon, seu estilo de vida e os sacrifícios necessários para me manter com um alto rendimento neste esporte e percorrer aqueles quilômetros de uma prova, me dedico diariamente ao projeto. Doar um real por km percorrido em prova, é me doar todos os dias ao treinamento, alimentação, sono, descanso, equipamentos e vida pessoal.

Doar simplesmente é louvável e necessário. Me doar é muito mais. É tentar trazer outros para o projeto,  inspirar um estilo de vida mais saudável, procurar ajudar o próximo e motivar a boa vontade. Cada km de prova custou muito tempo, dedicação, e principalmente determinação. Foco no objetivo para vencer o desânimo que as vezes aparece.

Isso é quase um desabafo, e escrevo em um momento que tive algumas semanas ruins de treino. Começou com excesso de trabalho. Em seguida a dor no joelho. Depois veio uma queda na motivação. Mantive os treinos diários durante esse período, mas muito aquém do que posso e preciso para atingir as metas do ano. O que aconteceu hoje? Super treino pela manhã, tiro de 6km a 4:10min o km e 3100m de natação no almoço. Estou de volta, me aguentem.

Fui... com gás pra muito mais

2 comentários: