domingo, 18 de abril de 2010

Pensamentos da semana

Foi uma semana corrida. Consegui escrever apenas uma vez no blog, o resto do tempo trabalho. São vários projetos interessantes no escritório ao mesmo tempo e o meu lado atleta tá sofrendo de ciúmes com meu repentino interesse pelo trabalho. Não que eu trabalhe sem vontade normalmente, bem pelo contrário, cada vez mais gosto do que faço, mas atualmente os desafios estão exigindo um esforço intelectual além do normal e estou tendo que fazer muita pesquisa, utilizar técnicas que nunca experimentei e aprender com os erros. Tenho passado boa parte dos meus treinos "trabalhando" e isso é bom nesse momento.

Recuperação de provas longas: para quem nunca fez um meio iron vou dividir alguns sentimentos que tive. Pelo que sei, além do meu irmão que vai ter essa experiência em Penha, ontem estavam comigo no pedal a Mariana e o André, que vão fazer seu primeiro meio. Não sei como os dois estão se sentindo depois de fazer pela primeira vez 100km de bike, mas se não ficaram quebrados ontem é porque não fizeram força. Quando fiz Penha o ano passado levei uns dois meses pra me recuperar da prova. Tempo para me sentir bem novamente e treinar forte. Nesse tempo já estava quase na hora do Long Distance de Pirassununga, quando treinei muito forte. Minha maior surpresa é que quase não senti Pirassununga e em uma semana já estava bem.  Tempo em Penha: 5h11, tempo em Pira: 4:47h. Tempo em Caiobá semana passada 4:30 (o pedal nessa prova é um pouco mais curto, cerca de 10min devem ser acrescidos para comparação).  Como me recuperei de Caiobá? Tirando o resfriado que insiste em não ir embora, o resto está ótimo, a ponto de ontem ter feito o retorno do pedal (50km) em ritmo de time trial. Cheguei a fazer alguns trechos de 5km com média acima de 40km/h (o Garmim marca os parciais no modo bike a cada 5km). Foi ótimo. Tenho usado as meias de compressão da Skarp depois dos treinos longos e fazem uma boa diferença. 

Sobre provas longas: aproveite que é uma delícia. Ontem depois da bike a Mariana falou "e ainda tem que correr 21km depois disso". Na hora me pareceu um absurdo. Eu nunca correria 21km depois do pedal de ontem, não consigo nem imaginar - sem lembrar que fiz isso a apenas uma semana - de onde tiraria forças. 

Uma boa dica é aproveitar que a prova de Penha é no sábado e marcar o retorno pro domingo a tarde e sem pressa. Para aproveitar melhor a experiência, tome um bom banho após a prova, alimente-se e vá pra cama. Durma muito, relaxe o corpo que ele merece, se conseguir marque com uma massagista local para ir no hotel (a Claudia e a Paulinha fizeram isso o ano passado). E sabe pra que isso? Para estar inteiro a noite e ir tomar cerveja com os outros malucos, é muito bom. Você vai ter a melhor noite de sono em muitos anos. A linha de chegada é sua: dance, vibre, brinque com a torcida, divirta-se com as crianças gritando "joga a garrafinha tio", as meninas dos postos de hidratação que fazem festa pra quem brincar com elas. Aproveite a prova sem expectativas de tempo, mas com um planejamento flexível em mente. 

Planejamento é essencial: prepare a alimentação antes, durante e depois da prova. Sei que todo mundo sabe, mas não custa repetir, nada de coisas novas no dia da prova. teste tudo com antecedência. A roupa de natação, qual a roupa que vai pedalar e correr, tênis, etc... Coisas que aprendi: o pé incha no pedal, use um tênis pelo menos um número maior e meias finas de corrida. Pedalar com bermuda de triathlon durante 2:30h requer treino. Elas normalmente tem menos proteção que as de ciclismo, portanto prepare-se e tente fazer um treino longo com sua roupa de prova. Protetor solar na sacola de transição. Leve uma capa para a bike passar a noite na transição. Aprenda a trocar pneu da sua bike e treine isso. Se você estiver treinado, isso deve levar no máximo 5minutos e sem muito stress, mas se você não treinar, vai acabar entregando os pontos. Seja realista, o objetivo do primeiro meio é a linha de chegada. Prepare-se para chegar correndo. Coisas estranhas acontecem no corpo e na mente durante cinco horas de prova, tenha calma. Se precisar ir ao banheiro vá, há vários durante o percurso. Ficar com vontade durante o pedal ou corrida podem tirar sua concentração e atrapalhar a prova toda. Se der, aproveite a transição para ir ao banheiro, se você for um pouco mais descolado, aproveite o fim da bike. Depois da primeira vez você nunca mais vai parar numa prova pra fazer xixi. Antes que eu esqueça, bermuda e top são mais flexíveis quando se precisa ir ao banheiro, tirar um macaquinho na correria é um saco.

Última dica: vai doer, mas tudo bem, você vai sofrer em alguns trechos, sentir-se melhor em outro mas no final alguns pensamentos virão a sua mente, pelo menos na minha vieram:

Na linha de chegada:
  • WTF to fazendo aqui!
  • Nunca mais
  • Não vou fazer o Iron nem a pau
  • Que dor
10 minutos depois, sentado na área pós prova comendo bisnaguinha e batendo papo com os amigos

  • Conversas gerais sobre a natação, vento na bike e sol na corrida
  • Onde vai ser o almoço?
  • E o jantar?
  • Lanche?
  • Alguém pega mais uma mãozada de bisnaguinha pra mim por favor
A noite no jantar

  • Foi Showwwwwwwwwwwwwww!!!!!!!!!!!!!
  • Quando é o próximo????
  • Vamos fazer um treininho amanhã pra soltar???
  • Hahahahahahahahah
  • rsrsrsrsrsrsrsrsr
  • zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz


Fui... pensando em Penha, clearwater, San juan e o iron de Floripa

2 comentários:

  1. Vamo que vamo!!!

    1-Parabéns pela prova em Caiobá
    2-Logo logo começam os treinos pra Penha.

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. O Marquinho, esqueci de dizer que vc é um dos que vai fazer o meio pela primeira vez. Bora treinar quarta em alphaville. Pedal no feriado

    ResponderExcluir