segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Esporte ou stress?

Existe um limite nisso tudo. Testo o limite do meu corpo diariamente, nos treinos, tentando aumentar minha flexibilidade (como os dedos do pé insistem em ficar longe do alcance das minhas mãos), conciliando meus horários de treinos e compromissos profissionais, e mais um monte de coisas.

Minhas últimas semanas foram de pouco treino. Pouco, quando se está próximo de uma prova é diminuir a intensidade dos treinos e não a quantidade de treinos. Ou seja continuar fazendo os mesmo 12 treinos semanais mas num volume menor. Talvez matar um ou outro treino só por matar.

Prometi a mim mesmo quando comecei a treinar triathlon que não deixaria a vontade de competir me dominar. Já competi demais em outros esportes, mas não adianta, quero chegar na frente, não tem jeito. Mas para isso é necessário ter paciência, deixar a continuidade dos treinos seguir seu caminho. Isso faço bem. No começo me incomodava perder um treino porque estava com sono, mas percebi naturalmente que o treino perdido, ou adiado por esse motivo, não era exatamente perdido. O corpo precisa do treino, do descanso, da alimentação, e de tranquilidade.

Uma grande amiga me ensinou algo que passaram para ela a um tempo atrás e era mais ou menos assim: "prefiro chegar a uma prova não tão treinado como gostaria mas bem descansado a chegar super treinado e cansado". Achei o máximo. É o óbvio.

Quando nosso objetivo principal está longe, digamos uns três meses pra frente, é difícil perceber que as vezes é preciso dar uma pisada no freio. Lidar com as frustrações. Não perder a paciência porque aquela reunião durou mais que deveria, ou furou o pneu do carro, ou porque ninguém tava a fim de enfrentar a chuva e pedalar, ou simplesmente porque nosso planejamento não funcionou da maneira que esperávamos.

Triathlon é pra dar prazer. Vivemos numa corda bamba, nos equilibrando nessa insanidade que nos deixa mais vivos e saudáveis e flertando com o sentimento de frustração que pode nos fazer perder a noção do objetivo disso tudo, um corpo são e mente também.

Fui.... sem stress

3 comentários:

  1. Desculpa porque anda perdendo muito treino kkkk

    ResponderExcluir
  2. Nossa, evoluiu rápido hein ? No final do ano passado vc não pensava assim não...aiaiai se chegasse atrasado no treino de bike do sabadão, imagina perder! Melhor assim.

    ResponderExcluir
  3. Thelma.

    Não pense que ando chegando atrasado não. Ainda sou "chato" com os horários de treino e no sábado cheguei as 5:30 pra poder pedalar 35km antes do treino com o pelotão as 6:30. Aí foi fácil compensar o volume perdido na quinta por conta da chuva (se bem que fiz spining, mas não é igual).

    Obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir