terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Treinos no calor!

Nada científico, apenas pensamentos e dicas que li em alguns lugares, ouvi em outros e senti na pele na maioria das vezes.

Domingo resolvi fazer meu treino longo de corrida as 11:30 da manhã. Como na sexta, dia que normalmente faria esse treino não tive tempo, ficou pro domingão mesmo. Aproveitei para, nas minhas palavras, correr treinando para o Triathlon Internacional de Santos. A coisa é mais ou menos assim: a prova vai ser no dia 28 de fevereiro, deve estar um calorão por lá, o ano passado estava, nada melhor então que treinar no calor para se adaptar ao calor. É uma questão de lógica e não tá muito longe da verdade.

O problema é que fiz 16km naquele calor, num ritmo de 5:30min/km, com muita, mas muita subida. O GPS marcou 273m de variação de elevação.... é coisa. Antes do Long Distance de Pirassununga fui pedalar na Dom Pedro as 10:30h. 90km naquele calor, seguido de uma corridinha de 6km para soltar. A Thelma tava junto e sabe o que foi esse treino. Mas funcionou, me deu a segurança que precisava. Algumas coisas que aprendi então:

1. Hidratação - sei, vc já ouviu isso quinhentas e cinquenta e quatro vezes essa semana. Você acha que se hidrata bem? Então tome mais um litro de água. Fácil assim. Só não esqueça que perdemos mais que água, você deve também repor sais, açucar, etc... tem um monte de produto pronto pra isso. Eu costumo beber gatorade misturado com água. meio a meio. Na bike tenho uma caramanhola com esse mix de gatorade e outra com água pura ou endurox, depende do treino do dia. Em treinos curtos só água.

2. Corra na sombra sempre que possível - é obvio? mas não esqueça. Faz toda diferença correr no ibirapuera ou no vila lobos.

3. Roupas claras e frescas. Boné e óculos escuros. Eu prefiro a viseira que refresca mais os piolhos evitando reclamações que a sauna tá quente na cobertura, mas o boné dá pra colocar gelo dentro, funciona bem. Sem óculos não corro. Tenho muita intolerância a luz. Outro motivo para o óculos é que os olhos passam muito como estamos nos sentindo, não quero meus adversários vendo que estou cansado. Faço cara de paisagem e posso estar sofrendo como louco, mas ninguém percebe.

4. Procure correr em um ritmo mais lento que o normal e se achar que não dá pra aguentar, não dê mole, pare mesmo. No domingo depois da corrida fui para a piscina e fiquei durante uns vinte minutos parado dentro d'água esperando o corpo resfriar (calma, tomei uma ducha antes de entrar na água). É difícil baixar a temperatura do corpo no calor, então se você descuidar só um pouco já era. Hidratação de novo.

5. Fique atento ao corpo e aos sinais que ele manda. Você vai suar mais, seus pés podem formar bolhas com mais facilidade, lembrou do protetor solar? Treinar no calor não é fácil, se der, leve um outro maluco junto com você. Pelo menos você vai ter uma testemunha da insanidade que cometeu.

6. Aproveite o treino. Não precisa ser sofrimento. É treino, é pra condicionar o corpo numa situação mais rigorosa. Aproveite, afinal é pra isso que treinamos, de risada da situação, brinque de jogar suor longe, torça a camisa de vez em quando pra ver a quantidade de água que sai - já falei pra hidratar bem? Olhe para os seus vizinhos e suas barrigas de cerveja. Eles vão estar olhando de volta achando que você é louco.

7. A melhor de todas: Leve dinheiro e no meio ou no fim do treino compre um picolé de frutas. eu gosto de limão ou uva. Sem preço, vale cada passada.

fui..... boa semana a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário