terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Treino e música

Tá na moda. Todo mundo tem um ipod, suporte de ipod, capa de ipod, ipod pro ipod.... Não sei se gosto, mas respeito. O aparelinho é bacana, já tive um, agora uso o do celular, mais prático e tá sempre comigo.

Sinceramente... não gosto de correr com música. Não consigo treinar com música, não vai, incomoda.

Não me entenda mal. Adoro música. Quem me conhece sabe como é. Posso conversar durante horas com alguém sobre música, artistas, instrumentos musicais e sempre chegar a conclusão de que não haverá banda melhor que o Led Zepelin, e música melhor que Rain Song. Mas vamos lá. Por que não gosto? Explico. Já inventaram players a prova d'agua, mas ninguem teve coragem ainda de usar na piscina, acho que o medo de levar um choque no ouvido é maior que a vontade de ouvir música eletrônica enquanto conta azulejos. Ficaremos então com a corrida e a bike.

No ciclismo a minha restrição a música é segurança. Já é perigoso o suficiente pedalar. Na estrada você deve prestar atenção ao som dos carros se aproximando, barulhos na bicicleta que possam indicar um problema mecânico, aviso dos outros ciclistas entre outros. Na USP então nem se fala, é grito de todo lado. Corredores espaçosos, pelotões fazendo tiro no sábado, tem de estar atento. Cada vez mais vejo "ciclistas" ouvindo música na USP, sei não.

E tem a corrida. Os argumentos são os mais variados. A música me faz companhia, faz o treino passar mais rápido, é uma distração, e assim vai. Já corri ouvindo música, e as vezes corro. Tem dias que to a fim, é legal, mas no geral não gosto. Preciso ouvir meu corpo, as passadas, a respiração. Gosto de ouvir os sons do parque pela manhã, sentir o vento fresco que alivia um pouco o calor e faz um barulho gostoso nas folhas das árvores, conversar com o parceiro de treino de vez em quando (mas não demais para não atrapalhar ou ser atrapalhado), e saber o que está acontecendo em volta. Simplesmente não consigo me concentrar na corrida se tiver uma música na minha orelha.

Tem mais um problema. Uma vez uma pessoa me convidou pra treinar junto. Vamos lá, vai ser um prazer. Primeira coisa que faz? Enfia um fone na orelha e liga a música. Pra que você precisa de companhia se vai isolar-se do mundo? É ofensivo e pouco simpático. Não corro com pessoas com ipod.

O treino passa mais rápido, a maioria diz. Mas isso é bom? Eu fico com pena quando o treino acaba. Existem os que gostam de treinar e os que simplesmente treinam. Não quero ser purista, mas treino porque gosto. Não fico contando os minutos pra acabar. Normalmente entro num estado em que acho que poderia correr o dia inteiro naquele ritmo. Fica tudo tranquilo, minha frequencia cardíaca estabiliza, a cadência fica boa, a respiração entra no ritmo das passadas e aí adivinha o que vem a minha mente? Música. Canto em silêncio quase que o tempo todo, mas tenho o controle do volume e da pausa permanentemente. Fico variando entre a música e os pensamentos. É uma sensação ótima. Ok, também tenho meus dias de cumprir a planilha simplesmente. Normalmente na segunda-feira que a corrida é curta.

Que tal tentar correr sem o ipod? Tente, você pode surpreender-se.

Um comentário:

  1. Se quiser aumentar a performance nos treinos ou se concentrar numa prova, a música pode ser uma grande aliada, veja pesquisa publicada pela Universidade de Brunel (Londres): http://www.brunel.ac.uk/news/pressoffice/pressreleases/2005/cdata/october/Costas+music

    ResponderExcluir