quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Manias, superstições e outras coisas que ajudam os atletas!


A piada diz que se macumba ganhasse campeonato, o baiano acabaria empatado.

Pois é, você acha que é só no futebol? Vou contar as minhas, mas antes um pouco de blablabla.

Alguns esportes precisam de um nível de concentração alto por um período de tempo curto. Depois você relaxa e volta a se concentrar. O golf é assim. Uma partida dura quatro horas, você joga por talvez uma hora, o resto é passeio de luxo e as vezes em boa companhia. Esporte muito interessante.

O importante é que para você "disparar" essa concentração existem alguns truques. Alguns golfistas batem com o taco no chão, respiram fundo, giram o taco. E no tênis? A Sharapova respirando fundo depois de bater a bolinha quinze vezes no chão, e depois arruma o cabelo atrás da orelha. O pior é o Nadal. Pra quem não sabe, ele fica arrumando a cueca antes de sacar, péssimo.

Eu tenho rituais em todos os esportes. No golf paro atrás da bola, levanto o taco e faço a mira. Em seguida vou caminhando em direção a bola fazendo um arco pelo lado esquerdo, sempre olhando pra onde a tacada vai, encosto o taco no chão, verifico o alinhamento e faço o swing. Funciona. Meu irmão faz tudo isso mas dorme em cima da bola, o que gerou o apelido de Greg Dormem (Greg Norman é um golfista Australiano).

Pra que serve isso? Para disparar uma série de movimentos sincronizados e que são treinados a exaustão. Serve para avisar o corpo e a mente que está na hora de focar e fazer aquilo que você ensaiou tantas vezes. No triathlon preciso fazer meu último treino de natação com palmar e bóia. Suprestição? Não. Um aviso pro meu corpo que tá na hora. Que a partir daquele momento é concentração até o dia da prova.

Antes da largada visualizo a minha natação, vejo as ondas e imagino as transições. Repasso o objetivo do dia, os parciais de referência e quem são meus principais concorrentes. É nesse momento que dá aquele friozinho na barriga que todos nós gostamos.

Você já viu as transmissões do Tour de France? Lance Armstrong sempre arruma a bermuda no time trial individual. Ele larga, entra na posição aerodinâmica e aí dá uma puxada na bermuda com a mão esquerda. Superstição? Mania? Insegurança? Bermuda apertando? Não sei, mas ele já ganhou sete vezes o tour.

Já vi atletas com fotos dos filhos na bicicleta. Usar sempre a mesma roupa em provas (argh), fitas vermelhas no banco, capacete, orelha, sei lá. Quem lembrar de alguma me avisa. Aliás vamos fazer o seguinte, Mande seu comentário com algo curioso que já viu um atleta fazer, pode ser engraçado.

Fui.... pulando numa perna só e de costas

5 comentários:

  1. Oi Marcos,

    Sou repórter da revista SuperAção, especializada em corrida de rua, e gostaria de falar com você a respeito do Triathlon por uma Causa. Você poderia entrar em contato comigo por meio do julianne@interesportes.com.br?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ops, escrevi besteira no anterior...agora vai:
    As atletas que mais vi com "tiques" são as saltadoras com vara, elas ficam conversando com a vara, olham pro sarrafo, pra mão, levantam a vara, abaixam, 10 vezes isso. Daí saem correndo pro salto. Salto com vara é muito técnico, são muitos detalhes. Os "tiques" são necessários pra concentrar mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Fala Marcos...
    Nao eh dormindo e sim concentracao...
    Meu tique no esporte ??? sempre repito tudo o que da certo....
    Abcs.
    Alcy Jr.

    ResponderExcluir
  5. Na minha bike tem uma fitinha vermelha do Senhor do Bonfim. Tá gasta....

    ResponderExcluir