domingo, 31 de janeiro de 2010

Desafio 12 horas de ciclismo no rodoanel

Vou escrever sobre a nossa rave de atletas hoje enquanto estou com os fatos na memória. Passamos a noite no meio do nada, o suficiente para o celular pegar quando estava com vontade, tinha música e gente eufórica, substituímos o ecstasy por endorfina e alguns tomaram quantidades razoáveis de red bull, algo que não me passa na cabeça.

Nossa equipe foi uma agradável surpresa. Tive como parceiros o Roger, a quem já conhecia, Guto e Carlos, companheiros de treino da MPR que não conhecia ainda pessoalmente.

Estratégia simples, uma volta de aproximadamente 26km para cada até terminar. Como nenhum de nós fazia questão de ser o primeiro a pedalar, o Carlos assumiu esse encargo. Pra mim sobrou, por pura sorte, a última volta. Foi a melhor de todas. Consegui ver finalmente onde estávamos e era muito bonito, sem contar no ar frio da manhã que me refrescava nas descidas. Em um dado momento olhei para a esquerda e vi um papagaio voando por cima da represa, que estava um espelho. Parei de pedalar naquela descida e fui só no embalo para curtir aquele momento.

Tínhamos alguns amigos próximos a nossa barraca, especialmente as meninas da equipe feminina da MPR, Cláudia , Cris, Dani e Gra. O Gerna na nossa frente com o ônibus de ciclistas, e o pessoal da ciclovece um pouco mais a frente.

As primeiras voltas foram tensas. Após a largada, muitos pelotões foram formados e aí começaram os acidentes. Eu era o segundo a entrar, e enquanto esperava a minha vez duas ambulâncias passaram com acidentados. O problema é que estava muito escuro e os faróis das bicicletas não são suficientes para iluminar o percurso e em alguns trechos havia estreitamentos bruscos, causando choques com cones e outros equipamentos. Estávamos pedalando em um canteiro de obras, não havia dúvida sobre isso e considerando isso decidi pedalar sozinho na primeira volta para fazer um levantamento do percurso. Nada de pelotão naquela hora.

Na linha de chegada: Roger, Carlos, eu e Guto

No fim, nossa equipe passou ilesa sem sustos ou arranhões, sem problemas mecânicos ou pneus furados. Foi uma noite longa e a falta de sono pegou. Voltei pra casa segurando meus olhos abertos na estrada. Se você me perguntar se faço de novo essa prova a resposta vai ser um não gigantesco. Foi ótimo, divertido, diferente e a última volta com luz foi maravilhosa. Mas sinceramente não. Não preciso correr este tipo de risco. A chance de um acidente era muito grande. Em determinados momentos cheguei a descer alguns trechos a mais de 50km/h na escuridão.

Quando tiver fotos do nosso acampamento coloco no blog, fui... o Guto foi rápido, aí estão as fotos.

Um comentário:

  1. Concordo com vc. A gente se divertiu e tudo mais. Mas que foi arriscado, foi. Se todo mundo tivesse tido um pouco de bom senso, teria acontecido uma debandada depois da primeira volta. O Celio foi ganancioso. Por que fazer 3 provas? Tivesse sido durante o dia, os riscos teriam diminuído drasticamente. Tem gente querendo processar a Cia de Eventos. Ontem, um amigo da Thelma, que nada lá na Sumaré, ciclista experiente, teve de operar o osso da face. Chocou-se com um ciclista que se enganou e veio pela contramão! Outro, que estava na tenda em frente à nossa, quebrou a clavícula. Foi sorte ninguém ter morrido.

    ResponderExcluir