terça-feira, 8 de junho de 2010

Overtraining



"Primariamente observada em atletas, a síndrome do excesso de treinamento é caracterizada por alterações metabólicas, redução do desempenho atlético e da resposta ao treinamento em indivíduos saudáveis, incidência de contusões e infecções virais e bacterianas por queda de resistência imunológica, alterações no estado de humor, fadiga constante, etc. Esse conjunto de sinais e sintomas remete o indivíduo à fadiga crônica, cuja etiologia envolve-se com o desequilíbrio de neurotransmissores cerebrais, como a diminuição dos níveis de serotonina (5-HT), que, por sua vez, é derivada do triptofano, um aminoácido veiculado pela dieta através de alimentos ricos em proteína(3). É possível que o metabolismo energético, secundário a mudanças endócrinas, seja alterado na síndrome do excesso de treinamento e, conseqüentemente, afete também a fadiga. Estudos têm demonstrado que deficiências ou desequilíbrios em neurotransmissores e neuromoduladores podem ser causados por severo ou longo estresse(4)." matéria da Revista Brasileira de Medicina esportiva, conteúdo completo no link .

O corpo avisa e você é responsável por entender o que está acontecendo. Um resfriado que não vai embora, de repente falta de sono permanente, fadiga constante. Tudo isso aliado a um ritmo de viagens e reuniões de trabalho que não permitem uma recuperação adequada e quando você percebe aparece uma lesão no joelho, você começa a contar quantos treinos fez na semana e foi metade do programado e bem fraquinhos, e pra mim o pior de tudo, dois quilos a menos na balança. Quem me conhece pessoalmente sabe porque fiquei preocupado.

Não sei se cheguei a ter overtraining, mas quando a Gra virou pra mim em um treino de bike e perguntou se talvez não fosse por este motivo que eu não estava dormindo direito a coisa começou a encaixar. Tive um grande stress pessoal no último mês, e parece que depois disso tudo veio abaixo.

Tirei a ultima semana pra descansar. Aproveitei o feriado e fui para Curitiba ver minha filha. Fomos ao cinema, shoping, assistimos discovery kids abraçados na cama, passamos 24horas do dia juntos entre quinta e domingo. Foi ótimo. No domingo fiz um pedal fantástico na estrada e ontem voltei com as baterias cheias de novo. Estou retomando com calma, e acho que foi bom esse período de off season. 

Hoje teve treino de bike na usp, aproveitei e fiquei num pelotão mais lento e me senti muito bem.

Relendo meus últimos posts dá pra ter uma idéia dos sinais que estavam lá, interessante.

Fui... retomando com calma mas com seriedade.

2 comentários:

  1. bora voltar a treinar forte! 3 semanas pro Troféu Brasil!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marquinho,

    Vou com calma, estou mais pra dois meses pra Penha que tres semanas pra Santos, mas não pense que vou passear em Santos não, vc me conhece.

    Abraço

    ResponderExcluir