segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Por que não?

Tenho vários motivos para fazer o que estou fazendo e apenas um para não fazer. Assim como outros atletas amadores, gasto boa parte do meu dia envolvido com meu esporte. Costumo brincar que o triathlon é hoje pra mim aquilo que faço entre dormir e trabalhar - e muitas vezes trabalho durante os treinos.

É um privilégio. Conviver com pessoas de hábitos saudáveis, que dividem a mesma paixão pelo esporte e fazem os mesmos malabarismos necessários para conseguir unir trabalho, vida pessoal e esporte numa só pessoa. É definitivamente uma experiência sem igual. É uma jornada! E é aí que reside a oportunidade de ajudar àqueles que tem sua própria jornada. Um pouco diferente da nossa, imposta pela vida na forma de uma doença debilitante e muitas vezes fatal.

Recebi a pouco tempo, no meu aniversário, um exemplar do livro "50 maratonas em 50 dias" de Dean Karnazes. Meu exemplar é especial, ganhei de aniversário de uma grande amiga, a Cláudia, que além de tudo teve o trabalho de pedir ao próprio Dean que autografasse o livro com um feliz aniversário... sem preço, obrigado Cláudia e Roger. Vocês tem sido ótimos.

Nesse livro Dean comenta de sites específicos nos Estados Unidos onde você pode dedicar provas de corridas para alguma causa. Esses sites arrecadam o dinheiro e enviam diretamente a instituição que você escolher, sensacional. E aí vem o único motivo para não fazer igual, que é o primeiro passo. É lógico que num país fraco institucionalmente como o nosso, tais sites teriam sua credibilidade questionada quase que imediatamente. Não era esse o caminho.

No meu caso o primeiro passo foi procurar uma instituição de apoio a pacientes com Leucemia. Não tinha dúvida alguma que esta deveria ser a causa eleita. A ABRALE - Associação brasileira de linfoma e leucemia foi recomendada através de indicações de amigos e alguns cruzamentos de referências entre pessoas conhecidas. São ótimos, estive hoje lá conhecendo pessoalmente a estrutura deles. O que mais me impressionou são os olhares. Calmos, decididos, atenciosos, pessoas que sabem que o que fazem importa e faz a diferença para alguém. Deve ser um trabalho emocionalmente envolvente, mas pelos olhares, muito satisfatório.

E foi assim, da noite pro dia que o Triathlon por uma Causa nasceu. Faço uma doação de 1 real para cada quilômetro percorrido em uma prova de triathlon. A primeira experiência foi em Pirassunuga, no long distance da Cia de eventos, prova tradicional e extremamente dura. Foi um sucesso. Conseguimos arrecadar fundos para comprar alguns kits do projeto dodói da Abrale. Valeu a pena. Foi uma prova especial, tive uma satisfação diferente ao completá-la.

Espero que minha ação venha inspirar outras pessoas.

Alguns links interessantes:
http://www.abrale.org.br/
http://www.abrale.org.br/docs/dodoi_geral.html

Marcos Vilas Bôas

2 comentários:

  1. Fala Marquinhos, ou seria KIKO???
    Me lembro claramente de um domingo em que estava de passagem aqui no Brasil, no Beto Batata, contigo e toda a família do Marcelo. Foi lá que primeira vez ouvi vc falar em Triatlon, que estava treinando e que queria fazer um Ironman no próximo ano.Aqui devo fazer uma pausa, nossa família é em algumas coisas fora de sintonia. O primeiro a iniciar com este esporte foi o Marcelo, que depois de algum tempo largou e eu iniciei, que depois de algum tempo ibernei e vc iniciou. Pena que nunca fizemos nada juntos. Mas ainda há tempo, aliás daqui a 2 semanas vamos estar juntos em Caiobá, e pode apostar que estou me esforçando bastante para entrar em forma e encarar este olímpico. Mas voltando ao assunto inicial, tenho que confessar "Vc realmente me suepreendeu..." que talento para esporte vc tinha era sabido, mas não achei que seria tão rápido. Fiquei emocionado e feliz no meio iron de Penha, com a tua determinação e empenho. Agora com este projeto, vc mostra que é possível tornar o sacrifício e paixão por este esporte em esperança a aqueles que estão em dificuldade. Pode ficar certo que aquele teu antigo amigo deve estar te olhando de algum lugar deste universo, com muita alegria...

    Continue treinando...continue correndo... continue doando... o teu tempo e saúde para aqueles que correm atrás do tempo.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijos Kikinho....
    ps: te cuida ou eu passo por cima em Caiobá, hehehe

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela prova e mais pela causa! Abraços, MAA

    ResponderExcluir